Imagine o seguinte cenário: sua empresa fecha um contrato milionário com uma empreiteira para a construção de um grande empreendimento. Os números são bons, o cronograma parece viável, os sócios são experientes. Tudo parece perfeito.

Até que, meses depois, o projeto é interrompido porque a empreiteira está sendo processada por fraude em outros projetos ou tem infindáveis passivos trabalhistas antes desconhecidos.

Situações como essas são mais comuns do que parecem e têm uma origem em comum: a ausência de uma due diligence técnica e jurídica bem conduzida.

Afinal, o que é due diligence? A due diligence (ou auditoria prévia) é um processo de investigação detalhado que antecede uma aquisição, investimento, fusão, contratação de empreiteiras ou parceiros estratégicos ou qualquer transação empresarial de porte relevante. Seu objetivo é analisar a saúde jurídica, financeira e operacional de uma empresa, identificando riscos ocultos, passivos e oportunidades antes da tomada de decisão.

Pense nela como um raio-X completo do negócio, o momento de descobrir o que os contratos podem esconder e o que, mais tarde, pode se transformar em litígio, aditivo ou paralisação de obra, em razão de:

  • Passivos ocultos: dívidas trabalhistas, contingências fiscais e riscos ambientais.
  • Riscos técnicos: ausência de ARTs, licenças desatualizadas, falhas em compliance ou em gestão de fornecedores.
  • Problemas operacionais: baixa produtividade, falta de controles de prazo e custo, dependência de um único fornecedor.
  • Inconsistências societárias: estrutura confusa, disputas internas e ausência de governança.

Em outras palavras: a due diligence é a diferença entre investir com segurança ou assinar no escuro. É uma ferramenta de gestão e prevenção, que ajuda a recuar antes que o risco vire prejuízo.

Nos bastidores, ela também gera maturidade. Muitas empresas descobrem – ao serem auditadas – pontos de melhoria que jamais teriam notado, ganhando eficiência e solidez operacional.

Antes de investir, contrate especialistas para realizar essa investigação minuciosa.