Nos últimos anos, o termo ESG (Environmental, Social and Governance) deixou de ser uma simples tendência para se tornar um critério de destaque no mundo dos negócios e um dos fatores decisivos para a competitividade e atração de investimentos de empresas de diferentes portes.
As ações e estratégias ESG representam um conjunto de critérios ambientais, sociais e de governança que, quando implementados de forma consistente, podem ajudar empresas a avaliar riscos, identificar oportunidades e garantir a perenidade do negócio. Essa visão amplia o olhar da gestão: deixa de focar apenas no lucro imediato para considerar o impacto gerado na sociedade e no meio ambiente — sem perder de vista a rentabilidade.
E há números que comprovam esse movimento:
- O Panorama ESG no Brasil 2023, da Amcham, mostra que 61% das empresas que adotaram práticas ESG fortaleceram sua reputação, 57% tiveram impacto positivo socioambiental e 40% reduziram riscos ambientais, sociais e de governança.
O Sebrae (2025) reforça, em publicação recente, que empresas com iniciativas ESG bem estruturadas reduzem custos operacionais, aumentam produtividade e diminuem a exposição a fraudes e processos jurídicos.
Além disso, a agenda ESG está diretamente conectada à atração de investimentos. Fundos e bancos têm priorizado companhias com relatórios de sustentabilidade e políticas claras de governança, ampliando o acesso a créditos verdes e greenbonds (“que são títulos de dívida para projetos que promovem impactos positivos no meio ambiente”).
Em um cenário em que 86% dos consumidores desejam que o mundo se torne um lugar com mais sustentabilidade e equidade, segundo pesquisa do World Economic Forum (2020), torna-se evidente: o mercado mudou. O novo consumidor raramente está buscando apenas produtos e serviços; ele busca propósito, coerência e impacto positivo.
Para médias e grandes empresas, essa mudança de paradigma exige uma reflexão estratégica:
- Como a sua marca está se posicionando frente às novas exigências do mercado e dos stakeholders?
- Que riscos e oportunidades os critérios ESG podem revelar para o seu negócio?
- De que forma essa agenda pode fortalecer sua imagem, reduzir custos e aumentar sua vantagem competitiva?
Além de atrair investidores e clientes, a tendência de adotar iniciativas de ESG tem impacto direto na eficiência operacional:
- Projetos de energia solar e gestão de resíduos podem resultar em economias significativas nas contas de energia;
- Programas de bem-estar, diversidade e segurança no trabalho tendem a reduzir o turnover e elevam a produtividade e;
- Políticas de governança transparente aumentam a confiança de investidores e parceiros.
Em síntese, adotar padrões ESG é escolher o crescimento sustentável; aquele que equilibra lucro, propósito e responsabilidade, de maneira a transformar desafios ambientais e sociais em oportunidades de inovação e diferenciação competitiva.
O futuro dos negócios pertence a quem entende que sustentabilidade não é custo, é estratégia.
Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT. Quase 70% das pequenas empresas brasileiras adotam alguma prática ESG. SEBRAE, 2023. Disponível em: https://mt.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/quase-70-das-pequenas-empresas-brasileiras-adotam-alguma-pratica-esg/. Acesso em: 20 out. 2025.
CRISTINA, Poliana. Como as boas práticas ESG podem impactar no seu negócio. Itaipu Parque Tec, 2023. Disponível em: https://blog.itaipuparquetec.org.br/boas-praticas-esg-impacta-negocios/. Acesso em: 20 out. 2025.
Entenda o que são as práticas de ESG. SEBRAE, 2025. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-que-sao-as-praticas-de-esg,66c7e3ac39f52810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 20 out. 2025.
Práticas ESG chegam a micro e pequenas empresas; saiba como implementar. RN Contabilidade, 2025. Disponível em: https://www.rncontabilidaders.com.br/noticias-ler.php?id=11922. Acesso em: 20 out. 2025.
PIMENTEL, Silvia. Pequenas e médias empresas podem e devem incluir ESG na agenda. Câmara Comércio Brasil Canadá (CCBC). Disponível em: https://www.ccbc.org.br/publicacoes/noticias-ccbc/pequenas-e-medias-empresas-podem-e-devem-incluir-esg-na-agenda/. Acesso em: 20 out. 2025.
5 práticas ESG para pequenas e médias empresas. American Chamber of Commerce for Brazil (AMCHAM), 2025. Disponível em: https://www.amcham.com.br/blog/praticas-esg-pequenas-e-medias-empresas. Acesso em: 20 out. 2025.
